segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Ressaca eleitoral

Há muito tempo que não escrevo eu por estas paragens, nem tão pouco, noutras, por essas "internetes" fora. Mas, por apelo do camarada Pickles em retomar a participação (activa, claro está) neste espaço, aqui estou!

E o assunto que trago à baila é a tragédia, o drama, o horror... a azia, a diarreia e a "aquela sensação de barriga enxada" (acreditem que ter uma enxada na barriga não é uma sensação muito agradável...).

Mas voltando ao assunto que me traz aqui, hoje, neste dia, vive-se a ressaca eleitoral. Pois é, aquelas tonturas ao acordar, aquele desnorte e desorientação... Que dia é hoje? Não sei... Que dia foi ontem? Ah! Já me lembro! Foi dia de eleições! E ganhou... Oh... Não... O Sócrates ganhou outra vez...

Pois é, o Inginheiro José Sócrates (apenas reconhecido pela ordem dos Inginheiros) foi reeleito primeiro-ministro de Portugal! Vá, ainda não é oficialmente, ainda vai ter de ser indigitado e umas tretas burocráticas aqui e cooperações institucionais ali, mas, tirando ao trigo o farelo, ele vai ser o nosso primeiro-ministro nos próximos... até ver...

Bom e, como bom democrata que sou, gostava de felicitar o sr. Primeiro-Ministro pela sua reeleição! Parabéns Sócrates, conseguiste enganar muitos portugueses pela segunda vez consecutiva! É obra! É que à primeira caem todos, à segunda só cai quem quer... À terceira cairá alguém ainda? Esperemos que não haja uma terceira...

E outro grande vencedor da noite foi... o PSD! Apesar de não ter contribuido para a derrota do PS... Espera... Rebobinando... Mas o PS não ganhou? Ganhou, mas sem maioria absoluta. Logo, aquilo que para Soquinhas foi uma vitória extraordinária, foi uma derrota do absolutismo e da arrogância para o BE, o CDS, a CDU e mesmo o PSD. Ou seja, ganharam todos! Fosse assim no futebol e não andava preocupado com os milagres que Jesus anda a fazer lá para os lados da Luz.

Isto é o bom da política, podemos ter o resultado mais desastroso de sempre que haverá sempre pontos positivos a salientar e portanto podemos reclamar a vitória, aliás, a extraordinária vitória!
Por exemplo, a CDU passou de 3º para 5º, e, no entanto, como subiu em 1 o número de deputados e em 30 mil o número de votos, considerou-se vitoriosa com estas eleições! O PSD ganhou porque teve um resultado melhor do que com Santana Lopes (Que feito!), o BE ganhou porque duplicou o número de deputados e elegeu deputados onde nunca tinha eleito, e o CDS (o grande vencedor) ganhou porque foi a 3ª força mais votada e com mais deputados, teve mais de 10% e, para variar, superou as sondagens!

Mas... E agora? Voltando à tal ressaca de que falava inicialmente... E agora? Depois de tantas promessas, tanta batalha sobre isto aquilo, acoloutro, tanta escuta e asfixia democrática... Depois de se terem esfolado todos para conquistarem o precioso voto daquela peixeira, daquela feirante, daquele professor, daquele micro-pequeno e médio empresário, põe-se a questão: E agora?

O PS precisa de uma coligação para ter a tal "estabilidade", no entanto, foram veementes os opositores a dizer que nunca, jamais, com Sócrates jamais... Mas nós sabemos como é uma ressaca. No dia a seguir não nos lembramos de nada do que fizémos ontem, das promessas que se fizeram, das verdades absolutas e inalteráveis, e a ver vamos... O PS precisa ou do CDS, ou do PSD, ou do BE + CDU. A última parece-me a menos provável pois envolve três partidos e já deu para ver que Sócrates não gosta da "Esquerda Radical". Assim, ou vamos ter um peculiar PS+CDS, ou um Centrão, com tachos a dobrar! Ou então teremos Sócrates, ele e ele mesmo, tão só ele mesmo, a governar de forma absolutista, quando a maioria absoluta já lhe falta...

Saudações Presunteiras!

2 comentários:

Pickles disse...

Isto vai ser giro, ou vai haver anarquia parlamentar ou muita vigarisse. Poste porreiro, pá :)

Rafeiro Perfumado disse...

A próxima pessoa que me vier dizer mal do Sócrates ou do Governo leva uma cabeçada. É que não como ninguém gosta do tipo e ele volta a ganhar!

Abraço!