domingo, 23 de dezembro de 2007

A Quadra e o Povo

Chegado o Natal, chega a altura de abrir os cordões ao bolso e de fazer do consumismo um lema recorrente e constantemente presente, quer queiramos quer não (isto, numa perspectiva deveras capitalista).
Ti João Catão dirige-se solenemente, no seu fato de domingo, à retrosaria mais próxima da sua casa, casa essa que ele próprio construiu, e adquire um belo laço de cetim para oferecer a Ti Joaquina, sua amada esposa. Já o famigerado ramo de flores é substituído por uma valente braçada de couves tronchas, acabadinhas de apanhar, pois a geada é terrível. E não perdoa.
À custa desse grandioso feito Ti Catão exclama um viril: 'Ai, as minhas artroses! Vai-me buscar o lápis mulher!' (nota: o lápis é um medicamento, proveniente dos compadres espanhóis, feito de extractos naturais utilizado neste género de situações que, parecendo demasiado dramáticas, não o são).
Os dois únicos filhos de Ti Joaquina e Ti João estão fora de casa há muito e não há bordoada que os faça regressar. Um deles é um pedreiro nato. Arranja sempre que fazer com meia dúzia de tijolos e uma boa colherada de massa. Quando chega o Natal, esmera-se e oferece uma casota aos pais. Ti Joaquina, felicíssima da vida, só quer dar a canzoada toda, por forma a libertar as casotas que o filho lhe tem oferecido, anos a fio. E, quem sabe, criar uma organização condómina, do qual possa obter algum lucro e proveito. Quanto mais não seja para dar umas ceroulas novas ao marido.
Diz o povo que Ti Catão passa necessidade de roupa interior nova (o que inclui meias e truces) há já umas boas décadas. A que usa já não se encontra em bom estado de conservação.
O segundo filho de ambos é o que chamamos, habitualmente, de 'engenheiro de obras feitas'. Possui um quarto alugado numa residencial de meia estrela, levanta-se ao meio-dia e não trabalha de tarde. Sustenta-se com as jogadas manhosas de dados e baralho e matam-lhe a sede os copos pagos pelos bêbedos, seus amigos. 'Uma vergonha!', dizia a falecida Dona Preciosa, dona da mercearia 'O que é bom, come-se'.
Aparece em casa dos progenitores apenas e quando há festim, pois sabe que noutras ocasiões arrisca-se a levar uma pujante podoada.
É Natal: os Catões reúnem-se para trocar as alegrias e as amarguras. Sentam-se todos juntos ao fogareiro e é naquele ambiente calmo que, repentinamente, se ouve um ruído insólito.
...Ah! Era apenas o bichano, o Mirélo, que procurava algum conforto e carinho, pelo menos neste dia do ano.
São esquecidas as divergências entre os que se enroscam perto do lume e dá-se uma revolução: é passado um natal sem sentir o cru, frio, apunhalar do ódio capitalista.

8 comentários:

Beko the Great disse...

Genial!
Este blog está a subir cada vez mais de qualidade (Será por eu não postar cá há séculos?)

O post está simplesmente brilhante... Cómico, Satírico, profundo e frio... Genial!

Beijo e tudo de bom :D

Anónimo disse...

wow..ui..k foi isto...inspiração de Fernando Pessoa? (pois nao me parece...inda a mt sopinha de nabiça a comer...ohoh)...bem pá o post ta mt porreiro...uma historia mt fixe..Devo dar os parabens a Aline pk pá nem os velhotes mais antigos da minha aldeia falam dessa maneira...mts deles esqueceram-se da terminologia da lingua dos seus pais!!...mas pá a linguagem está optima..expressiva..eficaz..mt bem!! Este blog esta em alta!! espero que continuem com tal aplicação e incentivo aguardo por novos post!!..até mais...

Hélio

Anónimo disse...

Isto faz-me lembrar aquela canção: "A Ti Maria e o Ti Manel foram os dois passear, Ti Manel deu um *** e a Ti Maria foi ao ar" xD

Está muito bem, gostei das terminologias populares :)

bjs

Rui Caetano disse...

Muito interessante. Um BOm Ano de 2008 cheio de imensos sonhos concretizados.

Klatuu o embuçado disse...

Muito haveria a dizer do ódio capitalista e dos seus punhais...

Boas Festas e um BOM 2008!

Gata Verde disse...

É fofinho,sim senhor!

Beijinhos e um FELIZ 2008!!

Aline Cedrac disse...

Tiago, o facto de não postares não traz nenhuma qualidade ao blog.:( Por isso, nada dessas ironias! :D

Guedes, gajo, vamo-nos esforçar por continuar bem!

Skynet, pá, não precisas de censurar:D Mas nós percebemos na mesma.:P

Caro Rui Caetano, bem vindo ao blog! Já passei pelo seu espaço, e aproveito para acrescentar que passará a ser uma das nossas visitas diárias!:P Bom ano para si, família e amigos também!

klatuu, o capitalismo e as suas consequências são realmente um vasto mundo por explorar!

Igualmente Gata Verde! Já agora, aproveito para dizer que eu própria já tive uma gata de cor castanho esverdeado. Chamava-lhe Dama Verdinha*.*

Saudações e beijos pickleanos para todos!

Aline

FM disse...

Sei que 2008 será bem melhor do que 2007... são os Astros quem o afirma. Contudo, não posso deixar passar a oportunidade de Desejar que o teu 2008 fique ilustrado de Grandes e Felizes Momentos.
Saboreia cada um deles como se fosse único...
Votos de Muita Luz!