terça-feira, 28 de agosto de 2007

O Coiso

Quem de nós nunca usou esta célebre palavra? Mas afinal o que é o coiso? Após longas pesquisas (5 minutos aproximadamente, que foi o tempo de me levantar desta cadeira e pegar numa enciclopédia) descobri a definição de coiso e por mais espantoso que seja, fiquei a saber basicamente o mesmo: "Pessoa, animal ou coisa, sem especificar qualquer traço de identificação". Mas é isto mesmo que "Coiso" é: é coiso. Mas quando é que nos servimos de tão rica palavra?
Situação A: "Conheço-te mas não estou para me dar ao trabalho de dispender 5 preciosos segundos da minha ainda mais preciosa vida a tentar lembrar-me do teu nome" isto acontece em situações do tipo: "Ó coiso, empresta-me a borracha." ou então "Coisinho, chega aqui".
Situação B: A mais comum e inocente. Quando nos queremos referir a qualquer coisa e nos deu uma branca em como se chama: "Olha ali um coiso tão engraçado!" ou "Passas-me o coiso se faz favor?" ou mesmo "Nunca tinha visto um coiso daqueles".
Situação C: Quando alguém está a mais. Esta é sem dúvida uma situação maioritariamente usada pelo sector feminino. Alguem indesejado está a no meio de uma vulgarmente chamada "Conversa de raparigas", coisas do tipo "Tu achas que a coisa e o coiso já coiso?" ou então "Quem? o coisinho? Não acredito!". Já para não dizer que se começamos a fazer preguntas sobre quem é o coiso podemos levar com um "Epá, és mesmo coiso!" nestas situações coiso pode ser pejorativo."
Situação D: Quando alguém nos quer dizer alguma coisa e não sabe que palavras usar. Interjeições tais como "Sabes uma coisa... (pausa) Coiso" Após este esclarecimento só há uma resposta possível: "Ah Bom!" Se procuramos explicações o mais provável é recebermos um "Esquece... foi parvo." Fico a pensar "Pois foi... se era para isso mais valia teres ficado calado(a)
Situação E: Aparvalhanço total... Acontece quando um grupo está nessa espantosa actividade de olhar uns para os outros e alguem após uma longa refleção sai-se com um fenomenal "Epá... Coiso." dá uma irresistível vontade de responder: "A sério?! Não posso..."
Situação F: Significado perverso. Muitas vezes utilizamos coiso com intuito perverso, quando achamos que dizer realmente o que aconteceu fica muito pesado, então usamos simplesmente "Cá para mim aqueles dois coiso coiso" ao que se responde "Ui! se coiso!". Isto torna-se bastante útil na presença de crianças.

Espero que tenham coisado o Post - Este pode ser outro uso do coiso, quando muitas palavras podem ser usadas, usamos coiso e derivados e cada um interpreta à sua maneira ficando todos os traunsentes satisfeitos.

Saudações coisas! (Eu tinha de pôr esta cena das saudações no fim senão sentia-me excluído pelos restantes membros do Blog, se bem que não me queira inserir assim tanto que faça exactamente o mesmo que eles... nomeadamente coiso)

8 comentários:

mac disse...

Este post, está um pouco...não sei...como hei-de dizer? Falta-me a palavra...está mesmo debaixo da língua...este post está um pouco coiso, não? :-))

Aline Cedrac disse...

Coiso...hum...Mickles explica lá melhor o que tu pensas que nós coisamos para que fiquemos com uma visão mais coisada (aka abrangente e ampla) da coisa.

Pralém disto...excelente texto!Bastante coiso!(aka esclarecedor)

Be cool.

Anónimo disse...

Mickles Pickles já que estamos numa de 'coisas' abstractas eu faço-te aqui a confissão da minha vida! Sei que só tu, no fim, vais perceber o significado das minhas palavras pq quando eu e tu 'coisamos' mais ninguem estava por perto. Então cá vai... (=$) O teu 'coiso' é realmente grande! E bom! Parece q já fizeste muito destas 'coisas'.

Ai, ai, ai, vida cruel...

Como é possível gostar tanto de alguém e da sua 'coisa'!

<3

Saudações sem 'coisos', vá! isto já enjoa! =p

Anónimo disse...

Mas afinal de que coiso é que estás a falar ó coiso? :)

Aline Cedrac disse...

Publiquei a opinião esclarecedora de um(a)anónimo(a) conhecido(a) ao que parece do Mickles, visto isto ser um espaço aberto à colaboração de todos com as suas ideias,xD, nomeadamente, interessantes.

Caso pa dizer Mickles...apanhámos-te com "a boca na botija" ou, neste caso, no "coiso", hehe!(xD)

Saudações lá do longínquo planeta Pickles!

D.P.S - Tenho uma pequena ideia de quem possa ser esse anónimo e repito, não identificado, mas é melhor acalmar as especulações...porque para isso já temos as da Bolsa!:D

Bruno Fehr disse...

Há de facto coisos e coisos. Coisos úteis e inúteis.

Apesar de achar ridículo, o uso da palavra coiso e deitar a pessoa abaixo até ela explicar o que é o coiso. Acho que sempre é melhor dizer "coiso", do que barbaridades por não se saber definir o "coiso que se tem na boca"... esta frase não soou lá muito bem, mas há coisos fodidos!

Tangerina disse...

não esquecer uma variação popular, e a minha favorita: "er... coijo.."
=D

Anónimo disse...

coiso coiso coiso! coiso coiso, coiso, coiso coiso coiso... Coiso coiso coiso! (vá, tu percebeste, certo?)